dc.contributor.author |
Soares, Ana Paula |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-08T17:31:01Z |
|
dc.date.available |
2019-08-08T17:31:01Z |
|
dc.date.issued |
2018-07-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 025.84 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19896 |
|
dc.description |
SOARES, Ana Paula. Preservação digital: investigação se há estratégias de preservação dos diários digitais de classe da escola estadual Professor José Baptista de Mello. 2018. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante do uso e do cenário de crescimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC), um dos maiores desafios que a sociedade enfrenta reside na questão da gestão e na preservação dos documentos em meios digitais; cria-se uma necessidade cada vez maior de se preservar os documentos digitais, e com as exigências dos usuários por serviços de informação mais eficientes e eficazes, as instituições públicas e privadas têm recorrido a diversas tecnologias para facilitar a recuperação da informação para os seus usuários. As TICs têm se inserido nas diversas áreas do conhecimento e do trabalho, por sua vez nas atividades pedagógicas e administrativa das escolas. Este trabalho tem por meta identificar as estratégias de preservação dos documentos digitais adotadas para os diários de classe digitais dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello, na Plataforma Saber. No que se refere aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é exploratória, bibliográfica de natureza qualitativa, utilizando-se das técnicas bibliográfica e entrevista individual semiestruturada, com roteiro previamente estabelecido aplicada ao pessoal responsável pelo funcionamento dos diários digitais que se encontram na Plataforma Saber. Na análise realizada nos diários digitais averiguou-se que na escola não existe nenhum sistema de preservação das informações digitais. A Subgerência de Estatística e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) são repartições ligadas à Secretaria de Estado da Educação, responsáveis por criar políticas de preservação dos diários digitais. Esses setores não possuem repositório digital, eles utilizam banco de dados onde são feitos backups diários. O sistema foi criado recentemente e passa por inovações em sua infraestrutura. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Sânderson Lopes Dornele |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Documentos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação digital |
pt_BR |
dc.subject |
Diários digitais |
pt_BR |
dc.title |
Preservação digital: investigação se há estratégias de preservação dos diários digitais de classe da escola estadual Professor José Baptista de Mello |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |