dc.contributor.author |
Barbosa, Mauricio Alves |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-08T17:32:23Z |
|
dc.date.available |
2019-08-08T17:32:23Z |
|
dc.date.issued |
2014-08-08 |
|
dc.identifier.other |
CDD 398.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19898 |
|
dc.description |
BARBOSA, Maurício Alves. O uso da literatura de cordel no ensino médio. 2018. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o uso da literatura de cordel no Ensino Médio como uma ferramenta pedagógica e paradidática. A partir da nossa experiência pessoal como professor da disciplina de Filosofia no Ensino Médio da rede pública estadual, percebemos considerável desmotivação e falta de interesse dos alunos deste período escolar. Propomos, portanto, um mecanismo que venha contribuir na tentativa de minorar esta situação. Estamos falando da literatura de cordel que, desde o final do século passado, se instalou no nordeste brasileiro e se modou com características próprias desta região.Percebemos que, já naquela época esta autêntica expressão literária manifestava um papel educativo. Ao ouvir ou ler um folheto, o homem simples do campo conhecia sua realidade humana e social. Ao mesmo tempo que recebia informação, se divertia, formando sua identidade. Acreditamos que a literatura de cordel na sala de aula cumprirá de forma inusitada sua função educacional. Motivando os alunos do Ensino Médio a leitura, a interpretação, enfim, ao aprendizado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Eneida Maria Gurgel de Araújo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizado |
pt_BR |
dc.title |
O uso da literatura de cordel no ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |