dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo investigar a participação da família na gestão
participativa da escola, elencando desafios e possibilidades. Visto que esta
participação é de grande relevância, sentiu-se a necessidade de investigar os
motivos que desencadeiam o distanciamento da escola e família, uma vez que
procuramos entender este problema que afeta a educação e o processo de
aprendizagem. Este estudo configura-se como sendo qualitativo em educação, com
base em uma pesquisa exploratória e de campo, procurou-se entender a relação
família e escola, a partir da gestão escolar. Apresentamos como sujeitos da
pesquisa: a equipe gestora, pais e a equipe técnica, utilizamos como instrumento
para a coleta de dados um questionário semiestruturado. Os principais autores
utilizados para embasamento deste estudo foram: Libâneo (2001,2004, 2008, 2012),
Paro (2003, 2016 e 2017) e Luck (2008 e 2010), proporcionando discussões e
análises, para concluirmos que a gestão democrática-participativa não acontece
verdadeiramente nesta instituição, porém um conhecimento maior de ambas as
partes seria capaz de facilitar o envolvimento da família e gestão. |
pt_BR |