Resumo:
Este artigo trata dos desafios da Educação de Jovens e Adultos, considerando
movimentos da escola e sociedade e suas implicações na educação. O objetivo
é analisar como a educação da EJA pode contribuir para a transformação social
dos alunos, abordando algumas reflexões acerca dessa educação e de como os
educadores e educandos enfrentam as dificuldades nesta modalidade de ensino.
Sabe-se que não se pode construir conhecimentos sem a interferência do outro,
e através dessa visão, faz-se necessário a contribuição das teorias de alguns
pensadores como Freire (2011), Gadotti (2011), Carrano (2008), Pimenta (2012)
dentre outros. O trabalho apresenta um breve contexto sobre a trajetória da EJA
no Brasil, e por se tratar de uma pesquisa de caráter qualitativo e de campo, a
pesquisa trás como se deu os resultado e discussões através de observação na
escola Jardilina Cruz Pereira. Esta pesquisa possibilitou um estudo acerca de
como a alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir e transformar a vida
dos alunos no campo pessoal e social. Ao final do texto, apresentamos as
considerações finais e todo referencial teórico que embasou esta pesquisa.
Descrição:
PAULINO, R. V. da S. A educação de jovens e adultos como verdadeira transformação social. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.