Resumo:
Esse trabalho teve como objetivo entender e apresentar contribuição da música
e de sua influência no processo de desenvolvimento da criança na Educação
Infantil, bem como analisar, com base em alguns autores e observação, como
a música pode ser trabalhada de forma pedagógica, salientando a sua
importância no desenvolvimento da criança que se envolve com essas
atividades. Pode-se dizer que a música sempre manteve ligação direta com o
homem podendo ser tida também, como meio pedagógico lúdico de
ensino/aprendizagem para o alcance de muitos outros objetivos propostos, da
mesma forma que possibilita uma escala de estímulos vindos do trabalho
exclusivo desta arte. A escola, de maneira geral, está em busca de novos
meios para que seus alunos se sintam integrantes de um sistema
importantíssimo para sua vida. A música vem ao encontro desses meios por
estimular aspectos cognitivos, motores e sociais do aluno de qualquer
modalidade. A pesquisa foi realizada numa abordagem em caráter qualitativo
por meio de pesquisa bibliográfica e observatória na Educação Infantil na
Creche Santo Antônio Cuitegi - Paraíba. Percebeu-se que o trabalho
desenvolvido pelas professoras de forma lúdica com música dentro de suas
características docentes. Para aprofundar os conceitos sobre a importância da
música na educação, tomamos como base teórica os autores: Bastian (2009),
Borges (2003); Brasil (1998); Brasil (2017); Brito (2003); Carmo e Miheirie
(2007); Fonterrada (2008); Gainza (1988); Jeandot (1990); Krzesonki e
Campos (2006); Paz (2000); Romanelli (2009); Rosa (1990), Sekeff (2007);
Zagonel (2012) e Wazlawich (2007). Conclui-se, assim, que a música é um
ótimo artifício que se levado para sala de aula pode facilitar o processo de
desenvolvimento dos alunos na aquisição do conhecimento.
Descrição:
SILVA, O. C. da. A música como forma interdisciplinar para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação infantil. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.