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A música como forma interdisciplinar para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação infantil

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dc.contributor.author Silva, Ozenilda Clementino da
dc.date.accessioned 2019-08-14T18:13:02Z
dc.date.available 2019-08-14T18:13:02Z
dc.date.issued 2019-05-28
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19945
dc.description SILVA, O. C. da. A música como forma interdisciplinar para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação infantil. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho teve como objetivo entender e apresentar contribuição da música e de sua influência no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, bem como analisar, com base em alguns autores e observação, como a música pode ser trabalhada de forma pedagógica, salientando a sua importância no desenvolvimento da criança que se envolve com essas atividades. Pode-se dizer que a música sempre manteve ligação direta com o homem podendo ser tida também, como meio pedagógico lúdico de ensino/aprendizagem para o alcance de muitos outros objetivos propostos, da mesma forma que possibilita uma escala de estímulos vindos do trabalho exclusivo desta arte. A escola, de maneira geral, está em busca de novos meios para que seus alunos se sintam integrantes de um sistema importantíssimo para sua vida. A música vem ao encontro desses meios por estimular aspectos cognitivos, motores e sociais do aluno de qualquer modalidade. A pesquisa foi realizada numa abordagem em caráter qualitativo por meio de pesquisa bibliográfica e observatória na Educação Infantil na Creche Santo Antônio Cuitegi - Paraíba. Percebeu-se que o trabalho desenvolvido pelas professoras de forma lúdica com música dentro de suas características docentes. Para aprofundar os conceitos sobre a importância da música na educação, tomamos como base teórica os autores: Bastian (2009), Borges (2003); Brasil (1998); Brasil (2017); Brito (2003); Carmo e Miheirie (2007); Fonterrada (2008); Gainza (1988); Jeandot (1990); Krzesonki e Campos (2006); Paz (2000); Romanelli (2009); Rosa (1990), Sekeff (2007); Zagonel (2012) e Wazlawich (2007). Conclui-se, assim, que a música é um ótimo artifício que se levado para sala de aula pode facilitar o processo de desenvolvimento dos alunos na aquisição do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciana Silva do Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.title A música como forma interdisciplinar para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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