Resumo:
O presente trabalho surgiu da necessidade de se registrar, após uma intervenção
pedagógica no Estágio Supervisionado III – Ensino Fundamental, a importância da
contação de histórias nas séries iniciais. O presente estudo tem como objetivo
apresentar a importância da contação de histórias nas aulas do Ensino Fundamental
para que os alunos tenham uma aprendizagem mais significativa. Fundamentado em
autores como: Abramovich (2004); Garcia (2003); Torres; Tettamanzy (2008), este
artigo se fundamenta se baseia teoricamente com o teor de cientificidade necessários.
A pesquisa utilizada nesse percurso metodológico se deu a partir de uma intervenção
pedagógica realizada numa escola pública da rede de ensino do Município de Cuitegi,
Estado da Paraíba. Torna-se importante destacar a contribuição que este estudo teve
para a valorização do entendimento sobre a importância da contação de histórias para
se ter aulas mais atrativas e participativas. Portanto, a contação de história é uma
ferramenta pedagógica muito importante no que diz respeito ao processo de ensino e
aprendizagem, pois incentiva a criatividade e os diversos tipos de expressões.
Descrição:
SANTOS, K. G. da S. A contação de história no ensino fundamental: um olhar a partir do estágio supervisionado. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.