UEPB - Repositório Digital

Estratégias no processo de ensino aprendizagem da Geografia: resignificando a educação ambiental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Neves, Kariny Kamila de Almeida
dc.date.accessioned 2019-08-15T14:15:15Z
dc.date.available 2019-08-15T14:15:15Z
dc.date.issued 2019-06-18
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19970
dc.description NEVES, K. K. de A. Estratégias no processo de ensino aprendizagem da Geografia: resignificando a educação ambiental. 2019. 28p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A problemática ambiental é um dos temas centrais dessa pesquisa, sendo de grande importância nos dias atuais. Sendo assim, o ensino de geografia e a educação ambiental interligados com o objetivo de conscientizar os indivíduos para proporcionar uma melhor qualidade de vida, e é na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rêgo, localizada no bairro da Catingueira, no município de Campina Grande-PB, precisamente nas turmas do EJA que estamos proporcionando aos mesmos um processo de ensino aprendizagem que busca sensibilizar e conscientizar ambientalmente o público-alvo , fazendo ações que na prática surtam o efeito necessário , levando as discentes informações sobre questões ambientais, fazendo com que o ensino de Geografia junto com a Educação ambiental torne-se mais significante. A pesquisa tem como objetivo geral: entender como se dar a relação do ensino de geografia com a educação ambiental, buscando canalizar nos discentes a construção de uma nova racionalidade ambiental. E como objetivos específicos: identificar as metodologias utilizadas para desencadear este propósito; ratificar os problemas ambientais perceptíveis dos discentes; entender como esses problemas impactam na vida destes. A elaboração deste trabalho caracterizou-se por procedimentos metodológicos que visaram a coleta de dados através de questionários e entrevistas, visita in loco, além de embasamento teórico para melhor entendimento da pesquisa. Resultando com efeitos positivos sobre as ações que foram propostas aos discentes da escola estudada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof°. Ms. Hélio de Oliveira Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Problemática ambiental pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.title Estratégias no processo de ensino aprendizagem da Geografia: resignificando a educação ambiental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta