Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discutir a leitura e a escrita como atividades de acesso ao conhecimento como práticas sociais que ajudam no desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal do indivíduo. Para isto, o ensino da leitura e da escrita precisa atender às necessidades do sujeito a fim de que ele possa interagir com diferentes textos, compreender e interpretar. Além disso, recorremos ao relatório de estágio supervisionado para estabelecer um diálogo entre os aspectos teóricos e a experiência docente durante a regência do estágio. Está pesquisa se insere em uma revisão de literatura sobre o assunto, na qual selecionamos um suporte teórico para embasar as nossas reflexões. Autores como Freire (2003), Soares (1998), entre outros fundamentaram a realização deste estudo bibliográfico. Os resultados apontam para a necessidade de um ensino de leitura e escrita pautado na construção de leitores críticos, capazes de argumentar, analisar e dissertar sobre variados temas.
Descrição:
SILVA, A. L. A aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.