dc.description.abstract |
Este trabalho traz pontos importantes sobre a profissão do Psicopedagogo na Instituição
Escolar. É um Profissional Institucional, mas que está inserido em pouquíssimas escolas nos
dias atuais, e que percebemos que a função é despercebida pelos gestores das escolas. O
Psicopedagogo é um profissional que busca trabalhar com as dificuldades de aprendizagens
das crianças junto aos professores e para que eles melhorem o seu desenvolvimento humano.
Objetivamos falar sobre a relevância do Psicopedagogo dentro da Instituição, no qual se
torna importante despertar para a necessidade de buscar por uma educação de mais
qualidade e consciência, para que as crianças possam aprender de forma distintas e eficazes.
É necessário um trabalho diferenciado em cada instituição escolar, para aqueles alunos que
venham a apresentar dificuldades de aprendizagens. Para tanto, propusemos uma pesquisa
bibliográfica qualitativa analítica. Assim vamos nos debruçar sobre os autores: BOSSA
(2007), NEVES (1991), SANTOS (2011), MIRANDA (2011), entre outros. Por meios de
pesquisas e análises, pudemos perceber o quanto é importante a função de um
psicopedagogo na escola, pois, o mesmo poderia ter muita contribuição da aprendizagem
dos alunos, na participação de toda a comunidade escolar, podendo, com afetividade, passar
aos professores: ações, estratégias e formas de como lidar com problemas surgidos pelos
alunos no comportamento e no ensino/aprendizagem. Mostrar como podemos ver melhorias
com sua atuação na escola, buscando possibilidades para que professores possam ver
soluções nos comportamentos e dificuldades das crianças. |
pt_BR |