Resumo:
Durante as décadas 1960, 1970 e 1980 a Educação Especial apresentava um
modelo de ensino segregado, no qual os alunos contemplados nessa modalidade de
ensino se encontram isolados em salas de aulas ou escolas especiais, agora tal
público se encontra incluso nas salas de aulas e escolas regulares. Considerando as
demandas da formação de professores para esta nova realidade, este trabalho tem
como objetivo geral investigar que formação continuada apresentam os professores
que atuam nas salas de aulas comuns nas quais estejam matriculados alunos
público alvo da educação especial. Os objetivos específicos são: a) diferenciar
formação inicial e formação continuada de professores; b) apresentar aspectos
históricos/legais; c) conceituar da educação especial e educação inclusiva; d)
identificar como essa formação continuada se manifesta na prática cotidiana de tais
profissionais; e) verificar que visões esses profissionais possuem sobre a inclusão
dos alunos público-alvo da educação especial; f) investigar se tais profissionais
contam com uma equipe de apoio na escola. A metodologia utilizada nesta pesquisa
é de caráter qualitativo. Foram realizados uma pesquisa bibliográfica e um estudo de
caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com
professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como referencial teórico, nos
fundamentamos nos textos de JANNUZZI (2012), LIBÂNEO (2004), MANTOAN
(2006), MAZZOTA (2005), MINETTO (2008) e vários documentos legais a exemplo
da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – nº. 9.394/96 e a
Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Os
resultados mostraram que mesmo atendendo o público alvo da educação especial a
grande maioria dos entrevistados não possui formação continuada especifica, sendo
necessário maior incentivo ou interesse e investimento por parte dos próprios
professores, união e das secretarias de educação federal, estaduais e municipais e
também das instituições escolares.
Descrição:
GONÇALVES, J. de M. Educação especial, educação inclusiva e formação de professores: um estudo de caso. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.