UEPB - Repositório Digital

O desenvolvimento da criança na escola, e as influências sofridas pela separação dos pais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Larissa Firmo de Paula de
dc.date.accessioned 2019-08-16T18:22:00Z
dc.date.available 2019-08-16T18:22:00Z
dc.date.issued 2019-06-07
dc.identifier.other CDD 150
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20012
dc.description ARAÚJO, L. F. de P. de. O desenvolvimento da criança na escola, e as influências sofridas pela separação dos pais. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A separação dos pais, algo muito recorrente nos dias atuais, vem prejudicando as crianças que são facilmente afetadas afetivamente quando a figura da família passa a ser desestruturada. A insegurança e incertezas que ela carrega dentro de si, é um grande fator negativo que a impede de compreender, apreender, assimilar e acomodar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A separação dos pais é uma condição desagradável e dolorosa para a maioria das crianças. Ela passa a conviver longe de pessoas que para ela são importantes, e ainda não tem entendimento para compreender o fato. A separação dos pais gera medo, frustração, separação de pessoas importantes, de coisas, de lugares. O objetivo geral deste trabalho é: Sugerir proposta de trabalho, para equipe escolar, lidar com crianças com problemas familiares devido a separação dos pais. É um estudo de caso, e uma pesquisa de cunho bibliográfico e analítica qualitativa realizada em duas escolas. Os autores: WINNICOTT, (1965) TEODORO, (2013) MELO; MOTA; BRANDÃO,(2009) nos dão uma visão do que está acontecendo. Apesar das dificuldades foi possível atingir os nossos objetivos. A luz de algumas teorias e análise das entrevistas, sugerimos algumas propostas que podem auxiliar os professores e equipe escolar a montar um plano de trabalho que venha ajudar nas necessidades tanto das crianças quanto das famílias. E despertar o interesse em estar mais preparada para assistir as crianças e familiares, a viver de maneira mais tranquila, sem afetar o desenvolvimento integral da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rônia Galdino da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Separação de pais pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Família e escola pt_BR
dc.title O desenvolvimento da criança na escola, e as influências sofridas pela separação dos pais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta