UEPB - Repositório Digital

A educação do corpo moderno: subjetividade e práticas da higiene corporal feminina entre os anos 1940-1950

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nobrega, Débora Deyse Laurindo
dc.date.accessioned 2019-08-16T23:38:23Z
dc.date.available 2019-08-16T23:38:23Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.other CDD 907.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20018
dc.description NOBREGA, D. D. L. A educação do corpo moderno: subjetividade e práticas da higiene corporal feminina entre os 1940-1950. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A História Cultural tem o intuito de apresentar uma história, não somente feita pelos grandes heróis, mas também por homens e mulheres comuns inseridos no cotidiano. O conceito que transformou a história das mulheres no ocidente foi o conceito de gênero. Inicialmente foi atribuído aos sexos como condição fixa inserido no campo biológico, no segundo plano foi pensada como construção cultural e social. A construção de uma História das Mulheres, que se propõe recuperar biografias, de eventos históricos partindo do cotidiano, aproxima-se do novo fazer histórico a medida em que busca mostrar a presença das excluídas ou invisíveis da historiografia oficial, mas que sempre disseminaram seus saberes de forma não oficial. O conceito de limpeza passou a refletir no processo de civilização de uma sociedade, moldando gradualmente as sensações corporais, refinou comportamentos e desencadeou, sutilmente, seu polimento, promoveu o crescimento do espaço privado, do autorregramento e dos cuidados individuais. Em meados do século XX no Brasil exalar um cheiro natural do corpo tornara-se sinônimo de falta de higiene e de atraso. O corpo transformou-se através do ser moderno, dos cosméticos industrializados, do aroma, da eliminação do cheiro natural do corpo e as mulheres participaram dessa transição, pois a cultura higienista partiu do publico ao privado e se efetivou no individuo e as mulheres foram as principais consumidoras dessa nova ordem da civilização moderna. Portanto, a educação do corpo moderno parte principalmente das práticas de higiene, a publicidade foi essencial para internalização do consciente ligado a ordem social e do processo civilizatório da sociedade do Brasil na segunda do século XX. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª Drª . Auricélia Lopes Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject História das mulheres pt_BR
dc.subject Cultura higienista pt_BR
dc.title A educação do corpo moderno: subjetividade e práticas da higiene corporal feminina entre os anos 1940-1950 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta