Resumo:
O ensino da língua materna tem como um dos seus principais objetivos desenvolver a competência comunicativa dos falantes. E como a comunicação é algo que está constantemente acontecendo entre as pessoas do mundo inteiro, a leitura se apresenta como uma das principais formas de comunicação, sendo por meio dela que a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e o conhecimento. A escola muitas vezes se apresenta como o único lugar onde a criança tem a chance de ler, dessa forma sentimos a necessidade de proporcionar às crianças em salas de aula um ambiente diversificado, que apresente um conjunto de formas de agir e sentir, pois entendemos que a leitura como um processo amplo que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. Por isso, realizamos uma experiência leitora a partir da narrativa O gato Xadrez e objetivamos neste trabalho fazer o relato dessa vivência e analisar os aspectos promissores da experiência, sem deixar de apontar limitações e riscos na condução do trabalho realizado. Para tanto, recorremos aos estudos de Bacca 2017, Fleck 2011, Coelho 2012, dentre outros, para fundamentar teoricamente o artigo. A análise aponta para resultados promissores e relevantes para o crescimento das crianças em formação que participaram da vivência de leitura de O gato Xadrez, de modo que podemos afirmar que a atividade de leitura realizada contribuiu significativamente para a formação cidadã dos alunos envolvidos na experiência de leitura vivenciada.
Descrição:
ARAÚJO, N. L. A importância da leitura na formação cidadã: relato e análise de uma vivência com O gato xadrez. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.