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O ensino da língua materna tem como um dos seus principais objetivos desenvolver a competência comunicativa dos falantes. E como a comunicação é algo que está constantemente acontecendo entre as pessoas do mundo inteiro, a leitura se apresenta como uma das principais formas de comunicação, sendo por meio dela que a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e o conhecimento. A escola muitas vezes se apresenta como o único lugar onde a criança tem a chance de ler, dessa forma sentimos a necessidade de proporcionar às crianças em salas de aula um ambiente diversificado, que apresente um conjunto de formas de agir e sentir, pois entendemos que a leitura como um processo amplo que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. Por isso, realizamos uma experiência leitora a partir da narrativa O gato Xadrez e objetivamos neste trabalho fazer o relato dessa vivência e analisar os aspectos promissores da experiência, sem deixar de apontar limitações e riscos na condução do trabalho realizado. Para tanto, recorremos aos estudos de Bacca 2017, Fleck 2011, Coelho 2012, dentre outros, para fundamentar teoricamente o artigo. A análise aponta para resultados promissores e relevantes para o crescimento das crianças em formação que participaram da vivência de leitura de O gato Xadrez, de modo que podemos afirmar que a atividade de leitura realizada contribuiu significativamente para a formação cidadã dos alunos envolvidos na experiência de leitura vivenciada. |
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