Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o brincar no processo de ensino-aprendizagem, por meio das vivências no campo de estágio supervisionado. Foi uma investigação de natureza qualitativa, organizada em duas fases: estudo bibliográfico sobre atividade lúdica e cognição e a pesquisa de campo, quando foram coletados dados de três escolas visitadas no estágio supervisionado em gestão escolar, educação infantil e ensino fundamental. Utilizou-se para embasamento teórico as reflexões de Kishimoto (2002), Sampaio (2012) e Brock (2011). Assim, quanto ao brincar como meio de aprendizagem, verificou-se que a atividade lúdica precisa ser planejada e nas intervenções realizadas nas escolas-campo percebeu-se que os assuntos trabalhados em situações lúdicas eram lembrados em outros momentos, demonstrando domínio dos conteúdos explorados na brincadeira.
Descrição:
ALVES, A. C. F. Brincadeira e aprendizagem. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.