dc.contributor.author |
Alves, Ana Conceição Feitosa |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-20T11:10:32Z |
|
dc.date.available |
2019-08-20T11:10:32Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-18 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20038 |
|
dc.description |
ALVES, A. C. F. Brincadeira e aprendizagem. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o brincar no processo de ensino-aprendizagem, por meio das vivências no campo de estágio supervisionado. Foi uma investigação de natureza qualitativa, organizada em duas fases: estudo bibliográfico sobre atividade lúdica e cognição e a pesquisa de campo, quando foram coletados dados de três escolas visitadas no estágio supervisionado em gestão escolar, educação infantil e ensino fundamental. Utilizou-se para embasamento teórico as reflexões de Kishimoto (2002), Sampaio (2012) e Brock (2011). Assim, quanto ao brincar como meio de aprendizagem, verificou-se que a atividade lúdica precisa ser planejada e nas intervenções realizadas nas escolas-campo percebeu-se que os assuntos trabalhados em situações lúdicas eram lembrados em outros momentos, demonstrando domínio dos conteúdos explorados na brincadeira. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Rosângela de Araújo Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.title |
Brincadeira e aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |