Resumo:
A brincadeira é fator indissociável do cotidiano das crianças, fator que contribui para que o professor desenvolva sua prática dentro dessa realidade, pois é na vivência com o outro que os sujeitos conseguem estabelecer seu entendimento sobre relações sociais. A infância é uma fase de muitas descobertas de modo que os alunos da educação infantil revelam muita disposição para aprender, visto ser essa fase pautada na descoberta e na curiosidade. Dentro dessa perspectiva, cabe ao docente elaborar atividades que contribuam para estimular esse aspecto e compreendam o uso da brincadeira como aliado do processo de ensino-aprendizado percebendo a vivência dos alunos como fator primordial para o sucesso da aprendizagem e refletindo constantemente acerca das estratégias que melhor conseguem preencher o tempo na sala de aula. Sabendo que a educação infantil deve ser vista como um espaço de conhecimento, este estudo tem o objetivo de analisar o uso da ludicidade na educação infantil, a partir da experiência no Estágio Supervisionado I, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido Francisco Saraiva Leão, localizada na cidade de São José do Brejo do Cruz-PB, procurando perceber como esse uso se consolida no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, tendo como base os estudos de Kishimoto (2002); Vygotsky (1998) dentre outros que entendem a brincadeira como um relevante mecanismo de cognição e desenvolvimento social do sujeito a ser desenvolvida na educação infantil como forma de estimular a vontade de aprender. Ao final são feitas algumas considerações percebidas ao longo do estudo, as quais contribuem para (re)significar a necessidade de incluir o lúdico no planejamento e na ação pedagógica, evidenciando a importância da ação docente para o desenvolvimento de práticas educacionais significativas e eficientes.
Descrição:
SILVA, M. S. L. da. A importância do lúdico na educação infantil: perspectivas e práticas. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.