dc.contributor.author |
Silva, Maria do Socorro Lino da |
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dc.date.accessioned |
2019-08-20T11:25:34Z |
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dc.date.available |
2019-08-20T11:25:34Z |
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dc.date.issued |
2019-08-20 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20041 |
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dc.description |
SILVA, M. S. L. da. A importância do lúdico na educação infantil: perspectivas e práticas. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A brincadeira é fator indissociável do cotidiano das crianças, fator que contribui para que o professor desenvolva sua prática dentro dessa realidade, pois é na vivência com o outro que os sujeitos conseguem estabelecer seu entendimento sobre relações sociais. A infância é uma fase de muitas descobertas de modo que os alunos da educação infantil revelam muita disposição para aprender, visto ser essa fase pautada na descoberta e na curiosidade. Dentro dessa perspectiva, cabe ao docente elaborar atividades que contribuam para estimular esse aspecto e compreendam o uso da brincadeira como aliado do processo de ensino-aprendizado percebendo a vivência dos alunos como fator primordial para o sucesso da aprendizagem e refletindo constantemente acerca das estratégias que melhor conseguem preencher o tempo na sala de aula. Sabendo que a educação infantil deve ser vista como um espaço de conhecimento, este estudo tem o objetivo de analisar o uso da ludicidade na educação infantil, a partir da experiência no Estágio Supervisionado I, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido Francisco Saraiva Leão, localizada na cidade de São José do Brejo do Cruz-PB, procurando perceber como esse uso se consolida no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, tendo como base os estudos de Kishimoto (2002); Vygotsky (1998) dentre outros que entendem a brincadeira como um relevante mecanismo de cognição e desenvolvimento social do sujeito a ser desenvolvida na educação infantil como forma de estimular a vontade de aprender. Ao final são feitas algumas considerações percebidas ao longo do estudo, as quais contribuem para (re)significar a necessidade de incluir o lúdico no planejamento e na ação pedagógica, evidenciando a importância da ação docente para o desenvolvimento de práticas educacionais significativas e eficientes. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Aparecida Calado de O. Dantas |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Lúdico |
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dc.subject |
Ação docente |
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dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
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dc.subject |
Educação Infantil |
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dc.title |
A importância do lúdico na educação infantil: perspectivas e práticas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |