Resumo:
O presente trabalho é fruto da experiência obtida no período de atuação como
professora-estagiária no Estágio Supervisionado III, na rede municipal de ensino no
município de Riacho dos Cavalos/PB, atuando nos anos iniciais do ensino
fundamental, no qual foi possível identificar algumas dificuldades no processo de
ensino aprendizagem, sobretudo no que tange ao desenvolvimento dos educandos
em relação ao aprendizado da leitura e da linguagem escrita. Nesse sentido, esse
estudo tem o objetivo de analisar os principais fatores que favorecem para o ensejo
de dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita. Uma pesquisa
bibliográfica e qualitativa, fundamentada em Cagliari (1997), Freire (1990), Ferreiro
(1985), Vygotsky (1998), dentre outros que se preocupam em debater a respeito
desse tema. O estudo indica que as principais causas que dão ensejo ao
aparecimento de óbices quanto à evolução do processo de aprendizado como um
todo são os mais diversos, com enfoque no que tange a escrita e a leitura, tem-se: a
ausência de métodos de ensino diferenciados, a falta de parceria da família, dentre
outros aspectos que afetam o avanço do processo de aprendizado das crianças.
Faz-se necessário, pois que o educador e a equipe escolar visem atuar como
facilitadores no processo de ensino-aprendizagem buscando meios eficientes que
desenvolvam as habilidades dos alunos com vistas a garantir um aprendizado de
qualidade.
Descrição:
BARROS, P. D. S. Práticas de leitura e escrita e escola: uma experiência no estágio supervisionado III. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.