UEPB - Repositório Digital

Práticas de leitura e escrita e escola: uma experiência no estágio supervisionado III

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Paloma Duarte de Sousa
dc.date.accessioned 2019-08-20T11:48:42Z
dc.date.available 2019-08-20T11:48:42Z
dc.date.issued 2019-08-20
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20045
dc.description BARROS, P. D. S. Práticas de leitura e escrita e escola: uma experiência no estágio supervisionado III. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é fruto da experiência obtida no período de atuação como professora-estagiária no Estágio Supervisionado III, na rede municipal de ensino no município de Riacho dos Cavalos/PB, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental, no qual foi possível identificar algumas dificuldades no processo de ensino aprendizagem, sobretudo no que tange ao desenvolvimento dos educandos em relação ao aprendizado da leitura e da linguagem escrita. Nesse sentido, esse estudo tem o objetivo de analisar os principais fatores que favorecem para o ensejo de dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita. Uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada em Cagliari (1997), Freire (1990), Ferreiro (1985), Vygotsky (1998), dentre outros que se preocupam em debater a respeito desse tema. O estudo indica que as principais causas que dão ensejo ao aparecimento de óbices quanto à evolução do processo de aprendizado como um todo são os mais diversos, com enfoque no que tange a escrita e a leitura, tem-se: a ausência de métodos de ensino diferenciados, a falta de parceria da família, dentre outros aspectos que afetam o avanço do processo de aprendizado das crianças. Faz-se necessário, pois que o educador e a equipe escolar visem atuar como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem buscando meios eficientes que desenvolvam as habilidades dos alunos com vistas a garantir um aprendizado de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Dificuldades pt_BR
dc.title Práticas de leitura e escrita e escola: uma experiência no estágio supervisionado III pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta