Resumo:
A educação brasileira tem se mostrado, atualmente, em meio a um contexto que é
desafiador, tendo em vista os problemas do âmbito social que atravessam
naturalmente o ambiente escolar. Diante desse contexto, os professores vêm sendo
solicitados a mediar, através suas aulas, os conhecimentos necessários para a
formação dos seus alunos, bem como lidar e fazer fluir através de sua prática as
relações sociais necessárias à humanização dos estudantes. Por isso, o presente
Trabalho de Conclusão de Curso objetiva discutir acerca das relações entre Ensino,
Aprendizagem e Avaliação, tendo como foco central o processo avaliativo e sua
importância ao fazer educacional. Nessa perspectiva, o presente estudo busca
considerar o processo educativo e o papel do docente ao perguntamos: quais são
realmente os elementos que compõem o ensino, a aprendizagem e a avaliação?
Como podemos estruturar os elementos do ensino, da aprendizagem e da
avaliação? Tais questionamentos partem de nossa preocupação uma vez que é
importante o ensino, a aprendizagem e a avalição estejam voltadas para um campo
metodológico e teórico harmônico para que seja possível efetivar a ampliação das
habilidades e competências dos discentes. Desta feita, o estudo se caracteriza pelo
aspecto bibliográfico, isto é, se baseia na retomada de estudos teóricos diversos que
dialogam com nossa temática e objetivo. Dentre esses estudiosos, podemos
mencionar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) (1997-1998, p.75),
Belchior (1972, p.34), Valls e Mauri (2004, p.287) dentre outros. Concluímos, com os
estudos, que o feedback, então, como parte essencial do processo avaliativo,
funciona como instrumento motivador do Ensino e ampliador das possibilidades de
Aprendizagem.
Descrição:
SILVA, J. A. da. Os elementos do ensino, da aprendizagem e da avaliação. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.