Resumo:
Neste estudo, tem-se a preocupação de refletir sobre a leitura e a compreensão de textos. Assim, esta é a temática da presente investigação, elaborada com o objetivo geral de refletir sobre os vários níveis de aprendizagem relacionados à leitura de um texto, discutindo o sentido e o enriquecimento que pode proporcionar ao leitor por meio de atividades lúdicas, como a música e a poesia em sala de aula. Objetiva-se também descrever os mecanismos que permitem chegar à apreensão textual de forma a perceber como o funcionamento desses mecanismos atua na memória. Estruturado sob o ponto de vista de alguns especialistas no assunto como Fulgêncio e Liberato (2001), Kleiman (2004), Martins (1994), Orlandi (1998) entre outros. Também se baseia no resgate das experiências dos Estágios Supervisionados, enfocando intervenções didáticas com crianças das escolas-campo de Educação Infantil e Ensino fundamental. Nessas vivências explorou-se mecanismos da leitura integrados à ludicidade, por meio da música, o que tornou possível verificar que esta forma de trabalhar as etapas da leitura envolve e estimula o interesse das crianças, de forma que possa contribuir para a formação de um leitor proficiente.
Descrição:
ARAÚJO, J. F. F. Leitura e ludicidade: teoria e prática no desenvolvimento do ato de ler e compreender. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.