dc.contributor.author |
Araújo, Josefa de Fátima Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-20T16:44:52Z |
|
dc.date.available |
2019-08-20T16:44:52Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-18 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20054 |
|
dc.description |
ARAÚJO, J. F. F. Leitura e ludicidade: teoria e prática no desenvolvimento do ato de ler e compreender. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste estudo, tem-se a preocupação de refletir sobre a leitura e a compreensão de textos. Assim, esta é a temática da presente investigação, elaborada com o objetivo geral de refletir sobre os vários níveis de aprendizagem relacionados à leitura de um texto, discutindo o sentido e o enriquecimento que pode proporcionar ao leitor por meio de atividades lúdicas, como a música e a poesia em sala de aula. Objetiva-se também descrever os mecanismos que permitem chegar à apreensão textual de forma a perceber como o funcionamento desses mecanismos atua na memória. Estruturado sob o ponto de vista de alguns especialistas no assunto como Fulgêncio e Liberato (2001), Kleiman (2004), Martins (1994), Orlandi (1998) entre outros. Também se baseia no resgate das experiências dos Estágios Supervisionados, enfocando intervenções didáticas com crianças das escolas-campo de Educação Infantil e Ensino fundamental. Nessas vivências explorou-se mecanismos da leitura integrados à ludicidade, por meio da música, o que tornou possível verificar que esta forma de trabalhar as etapas da leitura envolve e estimula o interesse das crianças, de forma que possa contribuir para a formação de um leitor proficiente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Rosângela de Araújo Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e ludicidade: teoria e prática no desenvolvimento do ato de ler e compreender |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |