dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da literatura infantil na
rotina das crianças na Educação Infantil. Consiste na síntese de uma pesquisa
realizada em uma escola pública municipal, abordando as vivências com a
experiência literária junto à professora e alunos da pré-escola a fim de responder a
seguinte questão: como os livros literários são trabalhados com crianças pequenas e
não são ou são esporadicamente, quais as dificuldades enfrentadas? Para alcançar
tal objetivo, desenvolveram-se pesquisas bibliográficas envolvendo a legislação
educacional brasileira no que se refere à criança, como a Constituição Federal (CF,
1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), O Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC, 2017). Foram apresentadas as ideias de autores como
Coelho (2000) e Goés (1991) na abordagem da literatura infantil, além de Kuhlmann
Jr. (2010) e Oliveira, Z. (2011) enfatizando os passos da Educação Infantil em nossa
realidade brasileira. Aliada aos estudos bibliográficos foi aplicada a pesquisa de
observação direta intensiva, sendo realizada através da observação participante
com atuação direta no espaço da sala de aula de Educação Infantil, seguida de
entrevista à professora. Com base nos dados coletados, pode-se concluir que a
literatura infantil tem um papel importantíssimo na vida da criança e a Educação
Infantil é a etapa privilegiada para o desenvolvimento das habilidades e
competências do fazer literário. Por meio da vivência no espaço escolar, se
constatou que a escola enfrenta desafios com relação à inserção da literatura nas
atividades da rotina das crianças. As principais dificuldades apresentadas foram à
disponibilidade de espaço físico escolar, a limitação de recursos ofertados pela
escola, a pouca quantidade de livros existentes e sua acessibilidade a estes, bem
como a ausência do livro físico na sala de aula como um ponto importante,
entendendo o manuseio e o contato das crianças com os livros infantis como sendo
fundamental. Como consequência, tem-se uma literatura limitada aos usos
esporádicos ou em projetos e aos recursos existentes na escola. Portanto, diante
dos desafios apresentados, conclui-se que esta pesquisa não foi esgotada e que a
literatura como uma área ampla de estudos e discussões será ainda ponto de
questionamentos e investigações futuras. |
pt_BR |