UEPB - Repositório Digital

A literatura e suas contribuições para o espaço escolar infantil: entre vivências e desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Marcela Marinho de
dc.date.accessioned 2019-08-22T10:30:40Z
dc.date.available 2019-08-22T10:30:40Z
dc.date.issued 2019-06-11
dc.identifier.other CDD 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20091
dc.description OLIVEIRA, M. M. de. A literatura e suas contribuições para o espaço escolar infantil: entre vivências e desafios. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da literatura infantil na rotina das crianças na Educação Infantil. Consiste na síntese de uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal, abordando as vivências com a experiência literária junto à professora e alunos da pré-escola a fim de responder a seguinte questão: como os livros literários são trabalhados com crianças pequenas e não são ou são esporadicamente, quais as dificuldades enfrentadas? Para alcançar tal objetivo, desenvolveram-se pesquisas bibliográficas envolvendo a legislação educacional brasileira no que se refere à criança, como a Constituição Federal (CF, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Foram apresentadas as ideias de autores como Coelho (2000) e Goés (1991) na abordagem da literatura infantil, além de Kuhlmann Jr. (2010) e Oliveira, Z. (2011) enfatizando os passos da Educação Infantil em nossa realidade brasileira. Aliada aos estudos bibliográficos foi aplicada a pesquisa de observação direta intensiva, sendo realizada através da observação participante com atuação direta no espaço da sala de aula de Educação Infantil, seguida de entrevista à professora. Com base nos dados coletados, pode-se concluir que a literatura infantil tem um papel importantíssimo na vida da criança e a Educação Infantil é a etapa privilegiada para o desenvolvimento das habilidades e competências do fazer literário. Por meio da vivência no espaço escolar, se constatou que a escola enfrenta desafios com relação à inserção da literatura nas atividades da rotina das crianças. As principais dificuldades apresentadas foram à disponibilidade de espaço físico escolar, a limitação de recursos ofertados pela escola, a pouca quantidade de livros existentes e sua acessibilidade a estes, bem como a ausência do livro físico na sala de aula como um ponto importante, entendendo o manuseio e o contato das crianças com os livros infantis como sendo fundamental. Como consequência, tem-se uma literatura limitada aos usos esporádicos ou em projetos e aos recursos existentes na escola. Portanto, diante dos desafios apresentados, conclui-se que esta pesquisa não foi esgotada e que a literatura como uma área ampla de estudos e discussões será ainda ponto de questionamentos e investigações futuras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Gomes dos Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A literatura e suas contribuições para o espaço escolar infantil: entre vivências e desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta