Resumo:
A mediação escolar vem ganhando espaço e promovendo uma nova abordagem de
transformação de conflitos com diferentes formas e abrangendo vários atores da
comunidade escolar, em especial o aluno como agente transformador da paz. A partir
de uma perspectiva dos Estudos Para Paz (EPP), a mediação é um processo de caráter
voluntário e confidencial, conduzido por uma terceira pessoa imparcial, no caso o
mediador, que permite a aproximação entre as partes em conflito, apoiando a tentativa
de encontrar interesses em comum transformando, assim, o conflito. A ferramenta da
mediação escolar trata-se de um meio interativo na resolução de conflitos, é uma
abordagem de construção de uma cultura de paz de baixo para cima, de forma que as
pessoas da comunidade escolar possam entrar em acordo sem a necessidade de
interferências externas para a sua resolução. O objetivo geral deste trabalho é analisar
a eficácia da mediação escolar em projetos para resolução de conflitos intraistitucionais,
sendo esta uma das ferramentas para a construção do diálogo e
transformação do conflito, proporcionando aos alunos o protagonismo e a capacidade
de mediar os próprios conflitos com seus pares de forma pacífica e sem violência,
através do projeto de Mediação escolar na escola Santa Ângela. Atendendo a revisão
teórica sobre a mediação escolar, como uma ferramenta para a transformação do
conflito, e diante da implementação do projeto, os objetivos específicos serão buscar
compreender como mediar um conflito sem o uso da força onde pode ser solucionado
por meio da mediação; Observar as pratica de mediação e analisar a sua efetividade
como uma ferramenta para a cultura de paz; Analisar qual o impacto da mediação na
escola Santa Ângela, após a implementação do projeto Mediação Escolar. Para
elucidar a abordagem teórica será utilizado o método de estudo de caso, realizado no
período de março a maio de 2018, com base na iniciativa de mediação da Escola Santa
Ângela, em João Pessoa PB, ainda em implementação, que busca desenvolver um
ambiente onde o conflito seja visto como natural, tornando protagonistas os próprios
alunos e o corpo docente da escola, enquanto que os valores da tolerância, igualdade e
da paz sejam incentivados.
Descrição:
MELO, M. A. de. Mediação de conflitos no âmbito escolar: um estudo de caso na Escola Santa Ângela em João Pessoa. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]