Resumo:
O presente estudo objetivou analisar a importância dos dispositivos legais da Constituição Federal que instituem e tratam da Gestão Democrática no campo da Educação Escolar, e ainda, averiguar os desdobramentos dos dispositivos que tratam da mesma na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) e no Projeto Político Pedagógico da Escola. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico através de leituras e fichamentos, os quais propiciaram a seleção de conteúdo embasada por meio de sites, livros, revistas e periódicos com textos selecionados a fim de contemplarem a problemática e o objeto de estudo deste trabalho de pesquisa. Diante do que fora proposto, acreditamos ter alcançado os objetivos e, mais que isso, ter possibilitado ampliar e socializar os conhecimentos como forma de contributo da parceria entre academia e sociedade.
Descrição:
SOUZA, K. N. G. Gestão escolar democrática e seus princípios: desdobramentos dos dispositivos legais às possibilidades de implementação. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.