Resumo:
Este trabalho apresenta conceitos de gestão democrática baseado em Lück (2006), Gadotti (2004), Vallim (2004), Paula e Schneckenberg (2008), cujo objetivo é analisar as perspectivas dessa gestão confrontando-as com as práticas administrativas autoritárias dentro do contexto educacional, possibilitando desta forma uma reflexão acerca do papel do gestor e sua vivência com a comunidade escolar, proporcionando um ambiente democrático onde os envolvidos no processo educacional tornem-se parceiros e com uma visão mais ampla, coletiva e solidária nos processos administrativos e pedagógicos da escola, proporcionando desta forma uma educação com mais qualidade e equidade. O trabalho aqui apresentado não indica exatamente um caminho a ser seguido para chegar à escola ideal, mas se preocupa em promover essa reflexão sobre o modelo de gestão escolar que temos e o que precisamos alcançar para atingir um ambiente favorável a uma aprendizagem significativa.
Descrição:
FEITOSA, R. N. Gestão democrática no contexto educacional. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.