dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como principal objetivo relatar as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados I, II e III, disciplinas obrigatórias do Curso de Geografia, UEPB. Os Estágios Supervisionados (o primeiro de observação e os demais de regência) foram realizados nas escolas José Hermínio Bezerra Cabral e Antônio Heráclito do Rêgo (Estágio Supervisionado I), Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário (Estágio Supervisionado II) e Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia (Estágio Supervisionado III), localizadas em Barra de Santana e Campina Grande – PB, respectivamente. Tendo em vista que educação atual enfrenta uma série de desafios, a experiência do Estágio Supervisionado é uma possibilidade de articulação essencial na formação do professor de Geografia, pois possibilita o primeiro contato do estagiário com o ambiente escolar, com a sala de aula e com a incumbência de transformar as atividades desenvolvidas no estágio em pesquisa. O Estágio I foi desenvolvido na modalidade observação nos níveis fundamental e médio, o Estágio II foi realizado na modalidade regência no Ensino Fundamental II, com a incumbência do desenvolvimento de um projeto de intervenção e/ou colaboração e, por fim, o Estágio III objetivou a regência no Ensino Médio, com a atribuição do desenvolvimento de memorial acadêmico acerca da construção da identidade docente. A partir da experenciação do estágio, foi possível refletir que tal componente tem o condão de constatar a vocação do licenciando para o magistério, além de promover a primeira oportunidade de colocar em prática aquilo que se vem aprendendo durante a formação acadêmica, bem como servir para mostrar as adversidades e desafios que o futuro professor enfrentará no âmbito escolar quando for lecionar. |
pt_BR |