UEPB - Repositório Digital

Os desafios da aplicabilidade das metodologias ativas como alternativa de inovar o ensino durante os estágio supervisionados em geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Carolyny Pereira
dc.date.accessioned 2019-08-26T20:40:22Z
dc.date.available 2019-08-26T20:40:22Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20222
dc.description SILVA, A. C. P. Os desafios da aplicabilidade das metodologias ativas como alternativa de inovar o ensino durante os estágio supervisionados em geografia. 2019. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como principal objetivo relatar as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados I, II e III, disciplinas obrigatórias do Curso de Geografia, UEPB. Os Estágios Supervisionados (o primeiro de observação e os demais de regência) foram realizados nas escolas José Hermínio Bezerra Cabral e Antônio Heráclito do Rêgo (Estágio Supervisionado I), Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário (Estágio Supervisionado II) e Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia (Estágio Supervisionado III), localizadas em Barra de Santana e Campina Grande – PB, respectivamente. Tendo em vista que educação atual enfrenta uma série de desafios, a experiência do Estágio Supervisionado é uma possibilidade de articulação essencial na formação do professor de Geografia, pois possibilita o primeiro contato do estagiário com o ambiente escolar, com a sala de aula e com a incumbência de transformar as atividades desenvolvidas no estágio em pesquisa. O Estágio I foi desenvolvido na modalidade observação nos níveis fundamental e médio, o Estágio II foi realizado na modalidade regência no Ensino Fundamental II, com a incumbência do desenvolvimento de um projeto de intervenção e/ou colaboração e, por fim, o Estágio III objetivou a regência no Ensino Médio, com a atribuição do desenvolvimento de memorial acadêmico acerca da construção da identidade docente. A partir da experenciação do estágio, foi possível refletir que tal componente tem o condão de constatar a vocação do licenciando para o magistério, além de promover a primeira oportunidade de colocar em prática aquilo que se vem aprendendo durante a formação acadêmica, bem como servir para mostrar as adversidades e desafios que o futuro professor enfrentará no âmbito escolar quando for lecionar. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title Os desafios da aplicabilidade das metodologias ativas como alternativa de inovar o ensino durante os estágio supervisionados em geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta