dc.description.abstract |
A psicomotricidade esta intimamente ligada a todos os movimentos corpóreos desde os mais
"simples" até os mais "complexos" é uma excelente ferramenta para a obtenção de uma boa
escrita, visto que ela está presente em nossas vidas até nos mínimos gestos e de suma
importância para o desenvolvimento psicomotor da criança. O presente Trabalho de
Conclusão de Curso baseia-se no seguinte questionamento: Qual é a contribuição da
psicomotricidade para os casos de disgrafia?. Esse questionamento, entre outros fatores foram
essenciais para nos levar a investigar sobre a psicomotricidade x disgrafia. Partindo dessa
linha de raciocino, objetivamos com nosso artigo cientifico compreender a importância e a
contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento dos alunos que apresentam casos de
disgrafia. Para a realização de nossa pesquisa bibliográfica, utilizamos em nosso aporte
teórico, os seguintes autores: Ajuriaguerra (1988), Barreto (2000), Costa (2010), Fonseca
(1995, 1998), Garcia (1998), Haetinger (2005), Levin (2007), Oliveira (2007), entre outros,
visando promover uma maior reflexão acerca da temática a qual está sendo proposta. Logo, a
temática a ser abordada e discutida surgiu a partir da inquietação de compreender de que
maneira a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento de alunos com disgrafia. Ao
final de nosso estudo, constatamos que a partir do momento em que a psicomotricidade passa
a ser integrada a uma atividade escolar, ela torna-se uma forte aliada para as crianças que
apresentam distúrbios de grafia. Uma vez que, a psicomotricidade irá facilitar o processo de
desenvolvimento integral da criança. Promovendo assim o desenvolvimento das capacidades
de pensamento e criatividade (aspecto intelectual), do controle muscular, de equilíbrio e dos
sentidos em geral (aspecto psicomotor), do ponto de vista afetivo, o jogo é uma atividade de
treinamento que permite a criança expressar-se livremente. |
pt_BR |