Resumo:
Esta pesquisa apresenta uma abordagem sobre a Sociolinguística, mais precisamente sobre a Variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através da observação, procurou-se analisar e comparar o tratamento que os autores atribuem ao fenômeno da diversidade linguística e como essa abertura é apresentada nos livros em termos de orientação para professor e aluno. Será posta em evidência tanto a ideologia das escolas quanto ao ensino da língua materna e a postura de muitos professores quanto a questão do que é “certo” e “errado” em relação ao tratamento da variação linguística. Ao observar a escola como um meio para educar o indivíduo e o livro didático, o instrumento primordial nessa ação, fez-se necessário a observação desse material para fins de verificação quanto ao respeito às várias maneiras possíveis de uso da linguagem.
Descrição:
GOMES, V. P. N. Variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.