Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20247
Título: Variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Gomes, Verônica Pereira Nóbrega
Palavras-chave: Ensino
Língua Portuguesa
Variação linguística
Livro didático
Data do documento: 23-Mar-2019
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem sobre a Sociolinguística, mais precisamente sobre a Variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através da observação, procurou-se analisar e comparar o tratamento que os autores atribuem ao fenômeno da diversidade linguística e como essa abertura é apresentada nos livros em termos de orientação para professor e aluno. Será posta em evidência tanto a ideologia das escolas quanto ao ensino da língua materna e a postura de muitos professores quanto a questão do que é “certo” e “errado” em relação ao tratamento da variação linguística. Ao observar a escola como um meio para educar o indivíduo e o livro didático, o instrumento primordial nessa ação, fez-se necessário a observação desse material para fins de verificação quanto ao respeito às várias maneiras possíveis de uso da linguagem.
Descrição: GOMES, V. P. N. Variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20247
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Verônica Pereira Nóbrega Gomes.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.