UEPB - Repositório Digital

Da vida na escola à vida na UAMA: memória e práticas educativas com pessoas idosas na universidade aberta à maturidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gonçalves, José Ednaldo Pereira
dc.date.accessioned 2019-08-27T21:58:36Z
dc.date.available 2019-08-27T21:58:36Z
dc.date.issued 2019-06-28
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20254
dc.description GOÇALVES, J. E. P. Da vida na escola à vida na UAMA: memória e práticas educativas com pessoas idosas na universidade aberta à maturidade. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A educação da pessoa idosa no contexto do debate sobre o envelhecimento alcança na contemporaneidade projeção no sentido de percebemos hoje uma ampla difusão de trabalho, estudos e pesquisas que vessem sobre a educação vivenciada por este grupo social e a trajetória de vida do idoso, bem como sua escolaridade, suas memorias, suas histórias de vidas, sua história no campo educacional. O envelhecimento e um dos principais desafios a ser enfrentado pela sociedade brasileiro, pois, necessita de políticas públicas de valorização ao idoso. Por esse motivo a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), trabalha a importância da prática educativa inclusiva da pessoa idosa. A proposta do trabalho é discutir sobre a educação para o envelhecimento saudável a partir da UAMA e de políticas educacionais voltadas para a pessoa idosa no contexto da realidade social brasileira. Trabalhamos com os autores Bosi (1994) o conceito de idoso, o sociólogo Pollak (1989) o conceito de memória, Le goff (1990) História e memória e Assução (2011) a nova história cultural. A metodologia foi baseada numa pesquisa bibliográfica e documental, na qual as fontes utilizadas foram de um livro que narra a história da UAMA, bem como documentos, marcos legais ao exemplo do estatuto da pessoa idosa. Essa pesquisa contribuiu a partir de estudos sobre memória e envelhecimento, a importância de trazer ao debate na história da educação, a necessidade de investimentos em políticas públicas e um amplo debate sobre a inclusão da pessoa idosa na sociedade com direitos, desejos, autonomia, empoderamento e independência respeitado dando lhe uma qualidade de vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação da pessoa idosa pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title Da vida na escola à vida na UAMA: memória e práticas educativas com pessoas idosas na universidade aberta à maturidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta