Resumo:
O trabalho com a memória e a trajetória de vida de docentes contribui para o campo da história da educação, trazendo novos olhares para pensar a educação a partir da história local. Este artigo tem por propósito discutir sobre a memória e biografia do Padre Edwards Caldas Lins, na educação de Umbuzeiro- PB, no período compreendido entre 1955-1988. Nosso objetivo principal é enfatizar o papel da educação como sendo um agente de transformação social tendo como referência a memória e biografia deste padre que foi considerado um grande educador na cidade e que através de suas ações educacionais, trouxe mudanças para a história educacional local. Nosso trabalho se situa no campo teórico da história da educação em articulação com a história cultural, trabalhamos a partir das concepções de Maurice Halbwachs, (1999) na concepção de memória; Paulo Freire (2011), educação, Le Goff (1990), no gênero biográfico; Focault (1987), Disciplina, como principais perspectivas. Metodologicamente, trabalhamos com a pesquisa bibliográfica e documental, cujas fontes utilizadas foram a Revista Vida de Igreja e o folhetim informativo, da Escola Presidente João Pessoa. Além destas fontes, outras fizeram parte da composição deste trabalhos tais como as fontes imagéticas. A partir da pesquisa realizada compreendemos que o padre educador Edwards, por intermédio de suas ações empreendidas através da educação, sendo fundamental para a memória histórica de Umbuzeiro.
Descrição:
SILVA, J. dos S. da. Memória e biografia do padre Edwards Caldas Lins na educação de Umbuzeiro - PB (1955-1988). 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.