dc.description.abstract |
Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão administrativa que
abrange a empresa como um todo de forma contínua, levando em conta
possíveis ameaças e oportunidades, ajudando a empresa na tomada de
decisões atuais e futuras. Neste âmbito, há as estratégias competitivas, um
conjunto de ações, ofensivas e/ou defensivas, que objetivam criar um plano
estratégico para a organização que enfrenta situação de competitividade. Nesse
sentido, é objetivo deste estudo analisar as estratégias de negócios implantadas
por uma empresa do seguimento shopping center localizada no sertão paraibano
de 2016 a 2019, enfatizando ações voltadas para minimização das possíveis,
atuais e futuras, concorrências. Em termos metodológicos, este estudo
desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva,
seguindo um método de abordagem qualitativo dos dados. Os dados foram
obtidos através de visita in loco, por meio de qual se realizou uma entrevista
contendo questões abertas e fechadas, claras e objetivas, junto ao responsável
pelo setor administrativo do objeto de estudo. Contatou-se a organização
desenvolve ações bem identificadas de planejamento estratégico voltadas à
situação de competitividade. Identificou-se ainda que estratégias competitivas
priorizadas pela organização analisada tem sido a de liderança, diferenciação, e
foco, possuindo assim um enfoque amplo, possibilitando não somente os atuais
e positivos resultados financeiros, como também sustentando oportunidades
para que novos investimentos, assim como melhores resultados financeiros,
possam ocorrer, sendo por isso, não necessário sugestões ou recomendações. |
pt_BR |