Resumo:
No cotidiano as relações psicossociais em diferentes contextos podem constituir fatores que levam ao estresse. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre estresse e desempenho acadêmico em alunos de uma instituição pública do ensino superior do sertão Paraibano, onde a compreensão do estresse pode ser utilizado para melhoria do desempenho na gestão dos recursos humanos. Para tal, utilizou-se uma abordagem descritiva de caráter quantitativo. Na coleta de dados, aplicou-se um questionário pautado na versão em português da escala Perceived Stress Scale – PSS. Participaram do estudo 55 universitários, dos quais 32 eram do 3º período e 23 do 9º período, do curso de Administração. No geral, os participantes tiveram idades entre 17 e 52 anos (M = 24,5; DP = 6,70), sendo a maioria do sexo feminino (65,5%), solteira (61,8%), católica (69,1%), que trabalha (67,3%), que não possui filhos (81,8%) e precisa-se deslocar de sua cidade natal para a cidade onde estuda (52,7%). Os resultados apresentaram correlações entre estresse percebido e desempenho, avaliado pelo coeficiente de rendimento escolar, CRE (r = - 0,17; p = 0,210), indicando que quanto maior desempenho dos estudantes, menor a tendência ao estresse. Indicando maior estresse para os estudantes com menor CRE (M = 3,33; DP = 0,54) em relação aos de maior desempenho (M = 3,28; DP = 0,50). De igual modo, percebeu-se um maior estresse para os estudantes 9ª período (M = 3,44; DP = 0,47) em relação aos do 3ª período (M = 3,20; DP = 0,53). Contudo, tais diferenças não obtiveram significância estatística, devido certamente ao tamanho da amostra. Porém, confia-se que a pesquisa contribua no entendimento das variáveis
Descrição:
MOREIRA, L. S. Estresse e desempenho acadêmico: uma visão de gestão sobre universitários de uma instituição do Sertão Paraibano. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.