UEPB - Repositório Digital

Contação de histórias: técnicas de ensino na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ivanilza Pereira da
dc.date.accessioned 2019-08-28T14:09:49Z
dc.date.available 2019-08-28T14:09:49Z
dc.date.issued 2019-02-05
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20296
dc.description SILVA, I. P. da. Contação de histórias: técnicas de ensino na educação infantil. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A contação de histórias na Educação Infantil é uma atividade lúdica muito importante na formação das crianças. Dada sua relevância, é um agente importante de facilitar a aprendizagem através da arte que ensina, diverte e estimula a imaginação, despertando nas crianças a vontade de adentrar no mundo da literatura. Nessa perspectiva, a contação de histórias deve ser uma prática constante nas instituições educacionais da ação docente e precisa ser vivenciada através de técnicas de ensino para se tornar mais significativa, possibilitando o trabalho com diferentes linguagens. Este estudo tem como objetivo apresentar as técnicas de ensino como ferramentas metodológicas para a contação de histórias na educação infantil. No seu corpo teórico, se fundamenta em Abramovich (1997), Coelho (1999); Zilberman (2003), além dos documentos oficiais: Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010) e Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), dentre outros. Para melhor adentrar no campo da pesquisa, optou-se, neste estudo, pela pesquisa-ação, pois a mesma possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes, construindo novos saberes. Ao se fazer este estudo sobre as técnicas de ensino em relação à contação de histórias na prática pedagógica do educador da Educação Infantil, pôde-se perceber o quanto é possível se trabalhar com esta ferramenta de ensino. Diante disso, esta pesquisa contribuiu para despertar na prática docente, algumas possibilidades de valorizar atividades que complementem as aulas expositivas para as crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco José Dias da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Técnicas de ensino pt_BR
dc.title Contação de histórias: técnicas de ensino na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta