Resumo:
A contação de histórias na Educação Infantil é uma atividade lúdica muito importante na
formação das crianças. Dada sua relevância, é um agente importante de facilitar a
aprendizagem através da arte que ensina, diverte e estimula a imaginação, despertando nas
crianças a vontade de adentrar no mundo da literatura. Nessa perspectiva, a contação de
histórias deve ser uma prática constante nas instituições educacionais da ação docente e
precisa ser vivenciada através de técnicas de ensino para se tornar mais significativa,
possibilitando o trabalho com diferentes linguagens. Este estudo tem como objetivo
apresentar as técnicas de ensino como ferramentas metodológicas para a contação de histórias
na educação infantil. No seu corpo teórico, se fundamenta em Abramovich (1997), Coelho
(1999); Zilberman (2003), além dos documentos oficiais: Referenciais Curriculares Nacionais
da Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010) e Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,
2016), dentre outros. Para melhor adentrar no campo da pesquisa, optou-se, neste estudo, pela
pesquisa-ação, pois a mesma possibilita que o pesquisador intervenha dentro de uma
problemática social, analisando-a e anunciando seu objetivo de forma a mobilizar os
participantes, construindo novos saberes. Ao se fazer este estudo sobre as técnicas de ensino
em relação à contação de histórias na prática pedagógica do educador da Educação Infantil,
pôde-se perceber o quanto é possível se trabalhar com esta ferramenta de ensino. Diante disso,
esta pesquisa contribuiu para despertar na prática docente, algumas possibilidades de valorizar
atividades que complementem as aulas expositivas para as crianças.
Descrição:
SILVA, I. P. da. Contação de histórias: técnicas de ensino na educação infantil. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.