Resumo:
Este trabalho intitulado: Relato de Experiência: “Práticas de leitura na Educação
Integral no município de Guarabira por meio da Literatura Infantil.” discute que a
Literatura Infantil pode ser utilizada na sala de aula pelo educador como recurso
metodológico voltado à aprendizagem e ao desenvolvimento da leitura. O objetivo
norteador desta pesquisa foi identificar as práticas pedagógicas que desenvolvem o
gosto e o prazer pela leitura. Sabe-se que não se pode construir conhecimentos sem
a interferência do outro, e através dessa visão, faz-se necessário a contribuição das
teorias de alguns pensadores como Basto Junior (2005), Cacliari(1997),
Coelho(2000), Zilberman (1985), dentre outros. Utilizou-se ações de caráter
qualitativo, como também, bibliográfico, tendo como instrumento para coletas de
dados aplicação de um questionário com professores de uma escola da rede
municipal de ensino (Centro Educacional Edivardo Toscano). Foi investigado nesse
trabalho os procedimentos utilizados pelos professores para desenvolver hábitos de
leitura, por meio da Literatura Infantil, e a pesquisa bibliográfica foi a base do
trabalho que norteou todas as considerações e definições a respeito do tema em
estudo. A coleta de informações se desenvolveu por meio de questionário, uma vez
que, essa ferramenta consistiu num documento usado para guiar uma ou mais
pessoas a responder a uma ou mais perguntas. Na visão dos professores percebeu-
se que os alunos foram conduzidos atraves da leitura a adquirir conhecimentos de
forma prazerosa, concreta, e mais significativa, resultando em uma educação eficaz
e de qualidade.
Descrição:
ALMEIDA, W. C. S. de. Relato de experiência: práticas de leitura na educação integral no município de Guarabira por meio da literatura infantil. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.