UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência: práticas de leitura na educação integral no município de Guarabira por meio da literatura infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Wládia Cristina Santos de
dc.date.accessioned 2019-08-28T18:18:26Z
dc.date.available 2019-08-28T18:18:26Z
dc.date.issued 2019-06-01
dc.identifier.other CDD 372.64
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20315
dc.description ALMEIDA, W. C. S. de. Relato de experiência: práticas de leitura na educação integral no município de Guarabira por meio da literatura infantil. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho intitulado: Relato de Experiência: “Práticas de leitura na Educação Integral no município de Guarabira por meio da Literatura Infantil.” discute que a Literatura Infantil pode ser utilizada na sala de aula pelo educador como recurso metodológico voltado à aprendizagem e ao desenvolvimento da leitura. O objetivo norteador desta pesquisa foi identificar as práticas pedagógicas que desenvolvem o gosto e o prazer pela leitura. Sabe-se que não se pode construir conhecimentos sem a interferência do outro, e através dessa visão, faz-se necessário a contribuição das teorias de alguns pensadores como Basto Junior (2005), Cacliari(1997), Coelho(2000), Zilberman (1985), dentre outros. Utilizou-se ações de caráter qualitativo, como também, bibliográfico, tendo como instrumento para coletas de dados aplicação de um questionário com professores de uma escola da rede municipal de ensino (Centro Educacional Edivardo Toscano). Foi investigado nesse trabalho os procedimentos utilizados pelos professores para desenvolver hábitos de leitura, por meio da Literatura Infantil, e a pesquisa bibliográfica foi a base do trabalho que norteou todas as considerações e definições a respeito do tema em estudo. A coleta de informações se desenvolveu por meio de questionário, uma vez que, essa ferramenta consistiu num documento usado para guiar uma ou mais pessoas a responder a uma ou mais perguntas. Na visão dos professores percebeu- se que os alunos foram conduzidos atraves da leitura a adquirir conhecimentos de forma prazerosa, concreta, e mais significativa, resultando em uma educação eficaz e de qualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.title Relato de experiência: práticas de leitura na educação integral no município de Guarabira por meio da literatura infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta