Resumo:
Esta pesquisa fundamenta-se no trabalho fotográfico intitulado “Gênesis”, lançado
no ano de 2013, pelo fotógrafo Sebastião Salgado e usado por ele como
instrumento de conscientização acerca da relevância dos espaços geográficos
naturais. Na obra em questão lança-se mão do registro de imagens naturais em
todos os seus âmbitos, como flora, fauna e comunidades humanas isoladas da
civilização. Um verdadeiro contraste se levarmos em consideração o percurso das
sociedades industriais da modernidade. É predominante, como em trabalhos
anteriores, as cores preto e branco em suas diversas tonalidades, um recurso do
fotógrafo para evitar a distração que outras cores poderiam causar ao retratar o
momento de uma imagem. Assim, Salgado consegue ressignificar a natureza
ainda não explorada e degradada pelo homem. O Projeto “Gênesis” não foge
desse padrão. Nossa análise tem como escopo sete fotografias reproduzidas no
formato pôster presentes numa coletânea homônima de dezesseis imagens
selecionadas no livro. Através de um levantamento bibliográfico, ancorado em
contribuições de autores como Simionato (2017), Sontag, Barthes, Kossoy, dentre
outros, buscou-se evidenciar a natureza semiótica da fotografia e seu poder de
representatividade de uma dada realidade e como esta se conecta à história,
obtendo-se como conclusão a gama de possibilidades de temas que podem estar
de maneira subjetiva correlacionada à uma delineação.
Descrição:
PULROLNIK, V. M. do V. Gênesis de Sebastião Salgado: relações entre a história e fotografia. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.