UEPB - Repositório Digital

Educação, inclusão e diversidade: um olhar a partir do estágio supervisionado em unidades escolares do município de Caiçara/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Andreia Bernardo da
dc.date.accessioned 2019-08-28T18:20:56Z
dc.date.available 2019-08-28T18:20:56Z
dc.date.issued 2019-05-03
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20324
dc.description SILVA, A. B. da. Educação, inclusão e diversidade: um olhar a partir do estágio supervisionado em unidades escolares do município de Caiçara/PB. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória de todas as licenciaturas e essencial para a formação dos futuros professores. É o momento em que o discente participa da realidade do ambiente escolar, nas três modalidades: observação, planejamento e prática, permitindo aos futuros profissionais conhecer e interagir no seu futuro ambiente de trabalho e desenvolver competências próprias da atividade profissional. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é conhecer o cotidiano das unidades educacionais do município de Caiçara/PB e a sua preocupação com a educação inclusiva e a diversidade. Para tal, foram utilizadas as disciplinas do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia/PARFOR da UEPB. A partir dessa experiência, levantamos algumas discussões acerca da importância da educação inclusiva e da didática utilizada pelo educador, o que possibilita a evolução do conhecimento e a inclusão gradativa do educando levando-o a uma educação de qualidade, que os prepara para uma vida ativa na sociedade. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, tendo como consequência a consolidação de percepções teóricas e práticas no ambiente escolar, como também a preparação para atuar como educadora polivalente no ensino Fundamental I, concomitante à educação inclusiva, a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino aprendizagem entre o professor e o aluno inclusivo, permitindo perceber que o fator integracionista é crucial para a participação de todos os envolvidos para a construção dos conhecimentos socioculturais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title Educação, inclusão e diversidade: um olhar a partir do estágio supervisionado em unidades escolares do município de Caiçara/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta