Resumo:
O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória de todas as licenciaturas e essencial para
a formação dos futuros professores. É o momento em que o discente participa da realidade do
ambiente escolar, nas três modalidades: observação, planejamento e prática, permitindo aos
futuros profissionais conhecer e interagir no seu futuro ambiente de trabalho e desenvolver
competências próprias da atividade profissional. Nesse contexto, o objetivo da presente
pesquisa é conhecer o cotidiano das unidades educacionais do município de Caiçara/PB e a sua
preocupação com a educação inclusiva e a diversidade. Para tal, foram utilizadas as disciplinas
do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia/PARFOR da UEPB. A partir dessa
experiência, levantamos algumas discussões acerca da importância da educação inclusiva e da
didática utilizada pelo educador, o que possibilita a evolução do conhecimento e a inclusão
gradativa do educando levando-o a uma educação de qualidade, que os prepara para uma vida
ativa na sociedade. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, tendo como
consequência a consolidação de percepções teóricas e práticas no ambiente escolar, como
também a preparação para atuar como educadora polivalente no ensino Fundamental I,
concomitante à educação inclusiva, a partir do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino aprendizagem entre o professor e o
aluno inclusivo, permitindo perceber que o fator integracionista é crucial para a participação de
todos os envolvidos para a construção dos conhecimentos socioculturais.
Descrição:
SILVA, A. B. da. Educação, inclusão e diversidade: um olhar a partir do estágio supervisionado em unidades escolares do município de Caiçara/PB. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.