Resumo:
Neste artigo analisamos a implementação da Lei 10.639/2003 no currículo de uma escola
pública estadual na cidade de Mamanguape-PB, ou seja, trata-se de um exercício de
reflexão sobre como professores/as do ensino fundamental II e professores do ensino
médio estão trabalhando em sala de aula com os conteúdos de história e cultura afro-
brasileira e africana. Para tanto, entrevistamos 08 docentes da escola os quais
responderam a um questionário com questões abertas. De posse dos questionários,
analisamos as respostas e dialogamos com pesquisadores/as que discutem sobre a
educação étnico-racial e temáticas correlatas, a exemplo de Gomes, Munanga, Fernandes
e Chagas. A partir das formulações desses autores/as fundamentamos as reflexões
pertinentes às experiências identificadas na escola em Mamanguape. Concluímos que
implementar a Lei 10.639/2003 é um processo permanente que exige do/a professor/a
mudança de percepção de olhar com relação as pessoas negras na sociedade brasileira,
por extensão perpassa pela construção do currículo escolar, democratização da escola,
formação docente e acesso a material didático. Portanto, passa uma série de fatores, e não
apenas a vontade do/a professor/a.
Descrição:
LIMA, F. S. de. História e movimentos sociais negros: a implementação da Lei 10.639/2003 no currículo de uma escola de ensino fundamental e médio na cidade de Mamanguape - PB. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.