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Educação especial x Educação inclusiva: uma trajetória de conquistas?

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dc.contributor.author Bernardo, Wanielle Gomes
dc.date.accessioned 2019-09-02T13:29:41Z
dc.date.available 2019-09-02T13:29:41Z
dc.date.issued 2019-06-19
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20377
dc.description BERNARDO, W. G. Educação especial x Educação inclusiva: uma trajetória de conquistas?. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo apresenta a trajetória da Educação Especial a partir de um breve estudo histórico chegando até os dias atuais. Entendendo sua percepção de análise clínica, onde as pessoas ditas “anormais” eram submetidas a tratamento. Considerando que nos Estados Unidos e no Brasil a identificação da Educação Especial só surgiu no século XIX com propostas pedagógicas norteadas por outros países e influenciados por movimentos sociais de congressos incentivados em muitos momentos pela própria população. O avançar das leis que priorizam a educação para essas pessoas sem dúvida possibilitou o que hoje consideramos uma ponte de direito garantido para a inclusão. Este estudo foi baseado na leitura de alguns autores como: Camacho (2004), Bonifácio (2016) e Mantoan (2004). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Simone da Silva Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Legislação pt_BR
dc.title Educação especial x Educação inclusiva: uma trajetória de conquistas? pt_BR
dc.type Other pt_BR


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