Resumo:
O presente artigo apresenta a trajetória da Educação Especial a
partir de um breve estudo histórico chegando até os dias atuais. Entendendo
sua percepção de análise clínica, onde as pessoas ditas “anormais” eram
submetidas a tratamento. Considerando que nos Estados Unidos e no Brasil a
identificação da Educação Especial só surgiu no século XIX com propostas
pedagógicas norteadas por outros países e influenciados por movimentos
sociais de congressos incentivados em muitos momentos pela própria
população. O avançar das leis que priorizam a educação para essas pessoas
sem dúvida possibilitou o que hoje consideramos uma ponte de direito
garantido para a inclusão. Este estudo foi baseado na leitura de alguns autores
como: Camacho (2004), Bonifácio (2016) e Mantoan (2004).
Descrição:
BERNARDO, W. G. Educação especial x Educação inclusiva: uma trajetória de conquistas?. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.