Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discorrer acerca de algumas lutas empreendidas
entre as décadas de 1930 a 1990, com o intuito de tratar do reconhecimento e
valorização da gente negra na história do Brasil até a implantação da lei 10.639, no
ano de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro –
Brasileira nas escolas. Buscamos discutir as dificuldades para a incorporação e
execução da referida lei na sala de aula e apontar questões sobre a inclusão dessa
gente no livro didático. Ademais faremos uma breve análise de como “A Revolta dos
Malês” especificamente, está sendo retratada em alguns livros. A pesquisa apoiou-se
nas seguintes referências: Araújo (1999); Schwarcz (1993); Munakata (2007);
Schimidt (2004); entre outros.
Descrição:
COSTA, L. S. da S. As lutas e conquistas do povo negro no Brasil: o reconhecimento da sua história na sala de aula. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.