Resumo:
O presente trabalho discute questões relativas ao atendimento ofertado aos
educandos que necessitam de atendimento especializado, enfatizando os alunos
cadeirantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emília de Oliveira Neves,
localizada no município de Bananeiras-PB. O estudo deste trabalho foi procurar
analisar como esses alunos são tratados no ambiente escolar, se ele de fato está
sendo inserido no ensino regular, bem como observar as condições de infraestrutura
da escola. Para realização do presente estudo foram consultados autores como:
Mantoan (2001), Schirmer (2007), Fonseca (2002), entre outros, bem como a
realização da pesquisa de campo, onde podemos observar a estrutura física da
referida escola e o perfil dos educadores que lecionam aos alunos portadores de
necessidades especiais. Diante da realidade constatada na escola e relatada pelos
educadores fica nítido que o processo de inclusão ainda é defasado na referida
escola, uma vez que a mesma não dispõe de infraestrutura adequada, como
rampas, corrimãos, banheiros, etc., e o corpo docente não possui formação na área
de inclusão.
Descrição:
SANTOS, D. da S. Uma análise estrutural da escola pública da zona urbana para a educação especial no município de Bananeiras/PB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.