Resumo:
As salas multisseriadas surgem num cenário da educação do campo como uma
solução para levar educação formalizada para alunos que necessitam de educação
nas zonas rurais. São muitos os desafios e problemas que cercam essa realidade
levando professores e alunos de classes multisseriadas a tornarem possível fazer o
processo educativo acontecer no chão dessas escolas. Os obstáculos são diários
para os sujeitos envolvidos, seja professores ou alunos. O referido estudo,
fundamentado em autores, como: Arroyo (2010), Hage (2003), Souza e Santos
(2007), foi desenvolvido com intuito de conhecer a realidade do contexto
educacional nas escolas rurais nesta possibilidade de ensino. Tem como objetivo
apresentar as dificuldades da docência em salas multisseriadas no Ensino
Fundamental numa escola municipal de zona rural do município de Dona Inês,
Estado da Paraíba. Ao final desta intervenção pedagógica, foi possível compreender
os desafios de se educar com tipos característicos que orientam o processo
educativo nas comunidades do campo.
Descrição:
ARAÚJO, J. P. de. Salas multisseriadas no ensino fundamental: uma experiência a partir do estágio supervisionado. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.