Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo evidenciar uma problemática
identificada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes,
localizada na antiga fazenda Gendiroba, Zona Rural de Mari-Pb. Tal instituição é fruto da luta
dos assentados coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o
qual manteve uma estreita relação com a escola, auxiliando na formação dos futuros militantes
do Movimento. Para embasar teoricamente este trabalho, dialogou-se com autores a exemplo
de Fernandes (1994), Caldart (2001), Dal Ri e Vieitez (2004), entre outros. Para a coleta de
dados, foi feita uma entrevista com os alunos do 6° ao 9° ano da instituição mencionada, a qual
serviu de análise para este estudo. Com o estudo, chegou-se à conclusão de que a participação
do MST na escola veio decaindo a cada ano e, com isso, os novos alunos já não se identificam
tanto com o Movimento, a ponto de a maioria dos alunos da escola já não terem a noção clara
da atuação do MST.
Descrição:
HIPÓLITO, M. da S. A perda da força e da identidade: a concepção dos alunos do Assentamento Tiradentes acerca do MST (Mari-PB). 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.